Ultimas Notícias

GP da Toscana: Hamilton supera Bottas por 0s059 e faz a pole position número 95 na Fórmula 1

Redação:
"Valtteri Bottas liderou os treinos livres, mas na hora mais importante, ou seja, na classificação, outra vez Lewis Hamilton foi o mais rápido e conquistou a pole position de número 95 na Fórmula 1. No Q3, o inglês cravou 1m15s144 e superou o companheiro de Mercedes por apenas 0s059. Max Verstappen ficou em terceiro lugar no grid, a 0s365 do tempo da pole.

Lewis Hamilton a caminho da pole position 95 na F1 — Foto: Divulgação
Lewis Hamilton a caminho da pole position 95 na F1 — Foto: Divulgação

Charles Leclerc salvou as honras da Ferrari na classificação para o GP 1000 da equipe ao ficar em quinto no grid, atrás de Alexander Albon (RBR). Em seguida, ficaram os dois pilotos da Racing Point: na pista, Sergio Pérez foi o sexto, à frente de Lance Stroll, mas as posições serão invertidas devido a uma punição ao mexicano.

Completaram os dez primeiros colocados, da oitava à décima posições, Daniel Ricciardo (Renault), Carlos Sainz Jr. (McLaren) e Esteban Ocon (Renault).

O GP da Toscana de Fórmula 1 começa às 10h10 (de Brasília) deste domingo, com transmissão ao vivo pela TV Globo. A narração será de Everaldo Marques, com comentários de Luciano Burti. O ge também mostra a corrida em vídeo.

Resultado do treino*


Resultado da classificação do GP da Toscana — Foto: Reprodução/FOM
Resultado da classificação do GP da Toscana — Foto: Reprodução/FOM

*Sergio Pérez caiu de sexto para sétimo como punição por causar um toque com Kimi Raikkonen no segundo treino livre, na sexta-feira.

Os três primeiros

HAMILTON: "Essa pista é fenomenal. É realmente um circuito desafiador. Trabalhei muito duro por trás para melhorar as minhas linhas e o acerto. Finalmente consegui a volta que eu precisava"

BOTTAS: "A bandeira amarela definitivamente me atrapalhou. Tinha mais para vir, mas não tive a oportunidade. É desapontador por ter sido rápido todo o fim de semana. É um longo espaço até a curva 1 amanhã, e um vento de costas pode me ajudar lá;"

VERSTAPPEN: "Esse fim de semana tem sido realmente promissor. Ser terceiro aqui na classificação pode nos deixar orgulhosos. A pista é maravilhosa para pilotar."

O que você precisa saber?

- Pole position de número 95 para Lewis Hamilton, que amplia o próprio recorde na Fórmula 1.

- Pela segunda corrida seguida, Vettel, com Ferrari, fica atrás de Raikkonen, com Alfa Romeo.

- Russell segue sem ser batido por nenhum companheiro de equipe numa classificação.

Q1 - 18 minutos e cinco eliminados

Lance Stroll começou fazendo o melhor tempo, com 1m16s701, mas Hamilton já detonou essa marca ao cravar 1m15s778, enquanto Bottas foi ainda mais rápido e fez 1m15s749 para assumir o primeiro lugar. Pelo menos na primeira tentativa, Verstappen não incomodou as Mercedes e ficou 0s586 atrás de Bottas.

O fim do Q1 teve uma disputa intensa e com surpresas pelas últimas vagas na fase seguinte do treino. Vencedor do GP da Itália no último fim de semana com a AlphaTauri, Pierre Gasly foi eliminado em 16º, apenas 0s053 atrás de Sebastian Vettel, que quase ficou pelo caminho com a Ferrari.

Além de Gasly, ficaram fora Antonio Giovinazzi, da Alfa Romeo, os dois pilotos da Williams, George Russell (que errou na sua última tentativa) e Nicholas Latifi, e Kevin Magnussen - companheiro do dinamarquês na Haas, Romain Grosjean conseguiu se classificar em 14º.

Eliminados

16º PIERRE GASLY (ALPHATAURI)
17º ANTONIO GIOVINAZZI (ALFA ROMEO)
18º GEORGE RUSSELL (WILLIAMS)
19º NICHOLAS LATIFI (WILLIAMS)
20º KEVIN MAGNUSSEN (HAAS)


Resultado do Q1 na classificação do GP da Toscana — Foto: Reprodução/FOM

Q2 - 15 minutos e cinco eliminados

A segunda parte do treino começou com Hamilton cravando o melhor tempo do fim de semana até então, com 1m15s309. Bottas foi apenas 0s013 mais lento, co, 1m15s322, e Verstappen fez 1m15s471 para ficar em terceiro. A superioridade dos três era tão grande, que o quarto colocado Albon estava 0s605 atrás.

Nos minutos finais, a disputa pelas últimas vagas no Q3 ficou entre os dois pilotos da McLaren, e quem levou a melhor desta vez foi Carlos Sainz Jr. que superou Lando Norris por 0s118 e ficou em décimo lugar.

ambém ficaram fora do Q3 Daniil Kvyat, que deu uma escapada na sua última volta, os já esperados Kimi Raikkonen e Romain Grosjean, e Sebastian Vettel, que voltou a apresentar um fraco desempenho e ficou atrás até mesmo do ex-companheiro de equipe.

Eliminados

11º LANDO NORRIS (McLAREN)
12º DANIIL KVYAT (ALPHATAURI)
13º KIMI RAIKKONEN (ALFA ROMEO)
14º SEBASTIAN VETTEL (FERRARI)
15º ROMAIN GROSJEAN (HAAS)

Q3 - dez minutos e disputa pela pole

A disputa entre as Mercedes seguiu no Q3, e Hamilton começou a etapa final do treino fazendo 1m15s144, com Bottas cravando 1m15s203. Verstappen foi o terceiro mais rápido na primeira tentativa, 0s402 atrás de Hamilton.

Hamilton não melhorou na sua última tentativa, mas Bottas abortou a sua volta devido a uma rodada de Esteban Ocon à sua frente, e Verstappen melhorou, mas não o suficiente para superar os pilotos da Mercedes.


 Foto: Infoesporte

Fonte: GLOBO ESPORTE